top of page

APC ou UPC? Qual o melhor polimento? Quais as diferenças?

Updated: Mar 30, 2023

APC ou UPC? Qual o tipo de polimento indicado para a sua operação? Quais as perdas de inserção e de retorno deles? Uma conexão errada entre polimentos pode gerar uma perda de aproximadamente 3 dB, que corresponde a cerca de 50% do seu sinal óptico antes da conexão. Este artigo vai te explicar tudo isso e muito mais.


Assista nosso vídeo sobre este assunto no Youtube clicando Aqui.


Nos processos de telecomunicação que utilizam fibras ópticas, sempre se fala sobre a necessidade de realizar a conferência de cores dos conectores, com os equipamentos utilizados. Então, isso realmente é importante? A resposta é sim. Uma conexão errada entre os polimentos, pode gerar uma perda de aproximadamente 3 dB, que corresponde a cerca de 50% do sinal antes da conexão. Essas conexões são feitas com o princípio de contato físico entre as extremidades, assim como uma emenda mecânica, na qual temos o contato das fibras uma com a outra. Quando falamos de cabos ópticos conectorizados, a ideia é a mesma, e não somente conectores de campo.


Os polimentos apresentaram uma evolução técnica ao longo dos anos. É muito interessante que cada tipo teve um princípio de criação. A evolução sempre buscou otimizar as propriedade ópticas e mecânicas da conexão. Mas, aqui vamos abordar os dois tipos mais comuns hoje-em-dia: os polimentos APC e UPC, também conhecidos como verde e azul.


O polimento UPC, que significa Ultra Physical Contact, é um polimento no qual a extremidade do conector é arredondada, tendo apenas o centro plano. Essa característica faz com que ele tenha uma área de contato apenas próximo ao núcleo. Os conectores com esse tipo de polimento possuem uma perda em retorno em torno de -55dB.


O polimento APC, que significa Angled Physical Contact, é um polimento que faz com que a extremidade do conector possua um ângulo de 8°. Essa característica faz com que ele tenha uma área de contato que minimiza as perdas, pois parte da luz que retorna na conexão é jogada para fora da fibra. Os conectores com esse tipo de polimento possuem uma perda de retorno em torno de -65dB.


Achou pouca a diferença dos valores entre eles? Será que não compensa usar o UPC em relação ao APC? Não, e você vai entender o porquê.


Considerando a perda de retorno do UPC = -55dB e APC = -65dB, a perda de retorno dos conectores APC é 10 vezes menor que os UPC, sem grandes alterações na perda de inserção devido ao tipo de polimento. Impressionante não é mesmo? Por isso o tipo APC deve ter preferência em sua rede.


Assim, ficou evidente que os conectores APC tem um desempenho óptico melhor, mas nem sempre é preciso isso, em curtas distâncias ou em redes multimodo, o uso de conectores UPC ainda é uma ótima opção.



Além disso, é importante tomar cuidado com outro fator. Como o conector APC possui um ângulo, este ângulo deve estar em posição oposta ao conector que será acoplado, para manter a conectorização devidamente alinhada. Esta conexão é controlada pelos acopladores através do pino de alinhamento presente na parte externa dos conectores.


Aqui na Infortel, nós realizamos teste de qualidade em todos os lotes de produtos, para entregar para você, nosso parceiro, soluções confiáveis para a sua operação. Os procedimentos de amostragem são baseados nas normas brasileiras: NBR 5425, NBR 5426 e NBR 5427. Já para a aprovação dos requisitos de qualidade, os testes são baseados nas normas da ANATEL.



Pensando nesses detalhes, sempre seja criterioso na escolha dos seus produtos. A Infortel oferece toda a linha de conectores 3 Network, que são homologados pela Anatel e passam por rigorosos testes de qualidade. Na hora da compra, opte por produtos que trarão qualidade para a sua rede. Nunca devemos esquecer também de manter a limpeza e a higiene em qualquer etapa de trabalho na construção ou manutenção de redes ópticas.



Acesse nosso novo site: https://inforteltelecom.com.br


Tirem suas dúvidas nos nossos canais de comunicação:



Acesse nossas redes sociais:




bottom of page