DESCUBRA PORQUE A INFORTEL POSSUI TANTOS COLABORADORES ENVOLVIDOS COM A TESTAGEM DE CORDÕES ÓPTICOS.

Updated: Nov 1



A equipe de qualidade e engenharia da Infortel visa sempre o melhor para seus clientes através de um controle rígido do desempenho de nossos produtos. Para tal, são necessárias pessoas responsáveis por cada etapa das inspeções das peças, além de seguir a Norma Brasileira, NBR, e a ANATEL, Agência Nacional de Telecomunicações, para padronização dos nossos testes. São utilizados equipamentos como microscópios para os ferrolhos, fontes de luz e detectores de potência para que sejam realizados testes de inspeção dos ferrolhos e medidas de perda de inserção e de retorno. Nossos passivos ópticos só chegarão até você, nosso cliente, se forem aprovados por todo o sistema mencionado, garantindo assim nossa qualidade e a sua fidelidade!




Inspeção visual



A inspeção visual é a etapa em que se verificam as condições visuais do passivo óptico, neste caso, os diferentes tipos de cordões. Também são revisadas as informações contidas no datasheet. Para acessar as informações técnicas dos cordões, clique aqui.




Inspeção ferrolho



Os ferrolhos de conectores ópticos são estruturas cilíndricas, ou cônicas, que abrigam a terminação das fibras ópticas e auxiliam no alinhamento de um conector com outro. São a interface final de cabos ópticos, onde é realizado o contato mecânico das fibras.


A inspeção do ferrolho do conector óptico é processada de forma automatizada por um microscópio óptico digital, para verificar defeitos como: impurezas, arranhões, contaminados ou defeitos de fabricação.


Lembrando que os equipamentos de nossos laboratórios são aferidos de acordo com sistema de gestão da qualidade da Infortel Telecom.




Perda de inserção



A perda de potência óptica é frequentemente ocasionada por sujeira, devido às dimensões extremamente pequenas do núcleo da fibra óptica, em que qualquer partícula pode obstruí-la.

A perda de inserção dos cordões ópticos da Infortel é inferior às exigidas pelas normas de certificação, ou seja, o produto além de atender às determinações, possui níveis de qualidade acima do estabelecido. Sua exigente construção e rigoroso controle de qualidade durante o processo de fabricação faz com que os cordões sejam muito mais eficientes do que os cordões comuns encontrados no mercado.




Perda de retorno



Na imagem acima, está sendo operacionalizado o teste de perda de retorno (ORL) do cordão duplex SC/APC-SC/UPC 3 Network, comprovando as informações contidas em seu datasheet.


Este tipo de perda representa a quantidade de sinal que retorna na direção em que foi transmitido, é produzida por reflexões ocasionadas por descontinuidades existentes na fibra óptica, que podem ser causadas por impurezas internas.

É essencial que a perda de retorno dos componentes de uma rede se mantenha baixa, pois essa perda indica quanta luz é refletida de volta para a OLT. Se for muito alta, ela pode interferir com a rede ou até danificar a fonte de sinal. Além disso, redes de vídeo RFoG, 10 G e 40 G PON, exigem taxas de perda de retorno baixas para uma operação confiável. Caso você queira ler mais sobre perda de retorno, clique aqui.

Para conseguirmos a perda de retorno de somente um dos conectores do cordão, o teste é feito enrolando o final de um dos lados da fibra em um mandril com raio de curvatura igual ou menor que o raio de curvatura da fibra, a mesma não se danifica ao fazer este teste, pois ela é feita para poder sofrer pequenas curvaturas. Com ela enrolada no mandril, a luz que seria refletida do conector mais próximo de onde a fibra foi enrolada, é atenuada o suficiente para termos uma perda de retorno ótima. O mesmo teste é, então, repetido para o outro lado.


Se você deseja ter um produto de qualidade em sua rede é imprescindível conhecer a procedência dos materiais que você utiliza. A linha de produtos 3 Network é a solução mais confiável para redes de telecomunicações, use e comprove!




Se interessou pela nossa linha de cordões ópticos e quer comprar materiais realmente testados?

Fale agora mesmo com um de nossos vendedores.