Instalação de fibra óptica em prédios e condomínios - Entenda


Neste post iremos abordar as vantagens sobre esse tipo de aplicação e como a Infortel Indústria pode te auxiliar, fornecendo toda linha de produtos necessárias para realizar este tipo de instalação.


Geralmente a construção de redes em prédios e condomínios são realizadas através de cabos metálicos. Porém uma alternativa mais eficiente para a transmissão de dados é com fibra óptica.


Para este tipo de aplicação existe a necessidade de utilizar soluções verticais, ou seja, unidades de múltiplas habitações.


Através de uma rede de altas velocidades, através de fibra óptica, um condomínio passa a disponibilizar há seus condôminos recursos técnicos que garantem a satisfação dos usuários.


A construção de redes são feitas geralmente com cabos metálicos que possuem diversas desvantagens frente a fibra óptica, no primeiro caso é necessário sistemas de conexões e cabos distintos um dos outros, que causam interferências e mal funcionamento gerando alto custo de manutenção, sem contar um especialista para cada tipo de serviço. Além disto, atualmente os cabos de fibra óptica possuem um valor inferior aos cabos de rede, seja eles categoria 5 ou 6 (CAT5e ou CAT6).


Vantagens de estruturar uma rede de dados em fibra óptica


A fibra óptica proporciona uma estabilidade superior a redes de cobre, visto que o cabo de cobre tem sua vida útil limitada não apenas pela sua composição, mas também pelas novas tecnologias que não são compatíveis com este meio físico de comunicação.


Outra questão interessante é que hoje o custo de um projeto em fibra óptica é basicamente o mesmo ou menor que com cabo de rede cobreado.


Abaixo citamos algumas desvantagens da rede cobreada:

  1. Perca na potência do sinal de transmissão.

  2. Limitação de banda, velocidade e distância.

  3. Sofrem deterioração do tempo e interferências de rádio frequência.

  4. Descargas eletromagnéticas queima de ativos de rede.


Utilização de dutos


Um trecho de cabo metálico de cobre com 94 kg pode ser substituído por um mesmo trecho de cabo de fibra óptica com 3,4 kg.


Redes PON, ou seja, uma rede por Fibra Óptica é muito mais compacta que redes de cabo cobreado, então utiliza menos espaço nos dutos. Como a fibra óptica não sofre não sofrem interferências eletromagnéticas como os tipos os fios de cobre e de outras ligas metálicas, é possivel passar o cabo nos dutos atualmente existentes.


Soluções para construção de redes de fibra óptica em condomínios e prédios


Os materiais básicos para a construção de redes fibra óptica em condomínio e prédios são:


DGO - DISTRIBUIDOR GERAL ÓPTICO

DIO - DISTRIBUIDOR INTERNO ÓPTICO

CONECTOR DE CAMPO

DIVISOR DE SINAL ÓPTICO SPLITTER

OLT/ONU

CABOS ÓPTICOS

PTO - PONTO DE TERMINAÇÃO ÓPTICO

MÁQUINA DE FUSÃO


Toda essa linha você encontra na Infortel Indústria.


Ahhh, se precisar de projetos para implementação deste tipo de solução, consulte nossos parceiros, entre em contato conosco.


Se interessou pela nossa linha de materiais para redes FTTA?

Clique aqui e converse com um de nossos consultores comerciais.