Um problema recorrente acontece em diversas cidades brasileiras, os cabos em excesso, pendurados muitas vezes fora do limite de segurança nos postes, ocasionam diversas reclamações, não somente por causa do risco à comunidade, mas também por contribuir negativamente na estética urbana.
Por entenderem as necessidades da população, juntamente com dados da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) e da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a InternetSul- Associação dos Provedores de Internet do Sul, lança a Campanha Poste Limpo. Uma ação voltada à conscientização das empresas do setor sobre as melhores práticas no compartilhamento de postes junto às concessionárias de energia para distribuição do cabeamento nas cidades.
A Internetsul
A Associação dos Provedores de Serviços e Informações da Internet, INTERNETSUL, é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, uma organização não-governamental, que visa à congregação de empresas prestadoras de serviços Internet na região sul do Brasil, sejam elas provedores de acesso, de informações, de backbone ou de serviços.
A importância da campanha
Convergindo com o crescimento exponencial do mercado de telecomunicações, a discussão sobre compartilhamento de postes tomou grandes proporções. Além de tópicos voltados às taxas de aluguel, regras de identificação, normas de espaço e utilização, também destacaram-se os tópicos de segurança e harmonia urbana. Toda a discussão culminou em um uma pesquisa pública realizada pela própria ANATEL A ANEEL que dentre os diversos dados, 42% dos provedores de telecomunicações que utilizam os postes tinham algum contrato com as concessionárias de energia legalmente, porém 29% dos postes estavam super lotados, isso gerou desorganização e uma sobrecarga indevida em muitos postes.

Projeções e Objetivos
O principal objetivo da campanha é promover cidades mais limpas, organizadas e inteligentes auxiliar no intermédio da comunicação entre provedores e concessionárias, a fim de garantir uma comunicação eficaz, facilitando o diálogo na busca de soluções para a questão da ocupação dos postes como o “Dia D”, iniciativa de limpezas periódicas e a conscientização geral em relação aos impactos negativos da falta de organização nos postes como riscos à segurança e poluição visual.
Acesse https://internetsul.com.br/postelimpo e saiba como participar da Campanha.