top of page

InternetSul e a Campanha Poste Limpo

Um problema recorrente acontece em diversas cidades brasileiras, os cabos em excesso, pendurados muitas vezes fora do limite de segurança nos postes, ocasionam diversas reclamações, não somente por causa do risco à comunidade, mas também por contribuir negativamente na estética urbana.


Por entenderem as necessidades da população, juntamente com dados da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) e da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a InternetSul- Associação dos Provedores de Internet do Sul, lança a Campanha Poste Limpo. Uma ação voltada à conscientização das empresas do setor sobre as melhores práticas no compartilhamento de postes junto às concessionárias de energia para distribuição do cabeamento nas cidades.


A Internetsul

A Associação dos Provedores de Serviços e Informações da Internet, INTERNETSUL, é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, uma organização não-governamental, que visa à congregação de empresas prestadoras de serviços Internet na região sul do Brasil, sejam elas provedores de acesso, de informações, de backbone ou de serviços.



A importância da campanha

Convergindo com o crescimento exponencial do mercado de telecomunicações, a discussão sobre compartilhamento de postes tomou grandes proporções. Além de tópicos voltados às taxas de aluguel, regras de identificação, normas de espaço e utilização, também destacaram-se os tópicos de segurança e harmonia urbana. Toda a discussão culminou em um uma pesquisa pública realizada pela própria ANATEL A ANEEL que dentre os diversos dados, 42% dos provedores de telecomunicações que utilizam os postes tinham algum contrato com as concessionárias de energia legalmente, porém 29% dos postes estavam super lotados, isso gerou desorganização e uma sobrecarga indevida em muitos postes.




Projeções e Objetivos


O principal objetivo da campanha é promover cidades mais limpas, organizadas e inteligentes auxiliar no intermédio da comunicação entre provedores e concessionárias, a fim de garantir uma comunicação eficaz, facilitando o diálogo na busca de soluções para a questão da ocupação dos postes como o “Dia D”, iniciativa de limpezas periódicas e a conscientização geral em relação aos impactos negativos da falta de organização nos postes como riscos à segurança e poluição visual.


Acesse https://internetsul.com.br/postelimpo e saiba como participar da Campanha.


Comentários


bottom of page