top of page

Operadoras, Enel e Procon assinam acordo para dar início à limpeza dos postes em SP

Updated: Mar 30, 2023

Retiramos esta notícia do site Ponto ISP, publicada no dia 14 de outubro de 2019.


A desorganização e negligência no armazenamento de cabos e componentes em postes deve acabar na cidade São Paulo. As maiores operadoras da país, juntamente com o Procon-SP e Enel Distribuição, atuarão em uma operação de regularização. A reorganização deverá atender muitos pré requisitos para que a fiação fique adequada aos altos padrões exigidos.


A Enel terá a função de retirar todos os cabos irregulares presentes nos postes. Com isso, as empresas de telecomunicações regularizadas conseguirão ajustar suas redes com mais espaço e segurança. O Governo do Estado de São Paulo e a Enel trabalharão para implementar redes subterrâneas e tecnologias inovadoras para enxugar postes desnecessários e diminuir os fios da região.


Foi assinado hoje um acordo de cooperação entre as operadoras Vivo, Oi, Tim, Claro, com a participação da Telcomp, o Procon-SP e a Enel Distribuição para um esforço conjunto que acabe com a fiação irregular nos postes da cidade de São Paulo. A previsão para o encerramento da primeira etapa da chamada “Operação Gambiarra”é 20 de janeiro e serão removidas as fiações de cerca de 1.800 postes em uma área nobre da capital paulista. Segundo representante da Enel, as empresas de telecomunicações terão que ordenar todos os seus cabos em seis pontos por grupo econômico. Também terão que instalar equipamentos em local adequado, os cabos não devem estar em nenhuma situação emergencial, situação de risco a população ou em proximidade com rede energizada.

Para terem acesso ao conteúdo completo, acessem o link da matéria:






bottom of page