top of page

Redes LAN POL e o Splitter 2xN

Redes redundantes como o próprio nome já fala, trazem uma redundância, um segundo caminho de comunicação, um elo a mais de proteção para a rede ficar on-line apesar de intercorrências físicas na sua infraestrutura. Em redes ópticas, o intuito é criar dois caminhos distintos para o sinal da OLT até as ONUs, muitas vezes utilizando splitters 2xN (2x4, 2x8, 2x16, 2x32, etc) onde se tem a alimentação do sinal por duas fibras independentes.


Esta aplicação de redes com redundância é frequentemente utilizada em locais onde existe a necessidade de alta disponibilidade de comunicação. Hoje, o melhor cenário de topologia para aplicação dessa solução vem sendo em redes POL (Passive Optical Lan), onde se aplica a tecnologia de rede Ponto x Multiponto a redes LAN corporativas. O que trás, além das vantagens já comentadas, a redução de gerenciamento e compra de equipamentos, além da menor necessidade de espaço físico para infraestrutura e datacenter.



Muitas empresas já estão acostumadas a ter algum tipo de redundância, como por exemplo, no sinal da internet, utilizando simultaneamente dois ou mais provedores a fim de evitar uma interrupção nas suas atividades. Como hoje estamos cada vez mais conectados e dependentes de redes com alta disponibilidade de sinal, sem internet não se consegue nem emitir uma nota fiscal, parando assim todo o fluxo de faturamento e ganho da empresa.


Agora, com a popularização da fibra óptica aliada ao avanço da tecnologia POL é possível trazer esta redundância para dentro da infraestrutura da empresa.


As redes LAN corporativas trazem melhorias a efetividade da comunicação, evitando paradas de setores importantes, visto que está amplamente comum a diversos setores da empresa estarem 100% conectados.


Dentro do setor fabril, por exemplo, está cada vez mais comum encontrarmos diversos tipos de máquinas ligadas à rede interna da empresa, recebendo instruções e gerando relatórios em tempo real sobre a linha de produção.


O velho ditado de "tempo é dinheiro", por mais antigo e comum que seja de se utilizar, não deixa de ser atual neste contexto de redes redundantes. É preciso fazer o seguinte exercício:


Qual o custo, quanto a empresa deixa de faturar em um dia tendo um parque de máquinas parado? Um setor comercial inteiro sem poder acessar o sistema para lançar suas vendas? Um setor financeiro sem poder emitir notas fiscais ou acessar serviços bancários para fazer pagamentos ou cobranças?

Redes POL com redundância utilizando splitters 2x N hoje são a grande solução para estes problemas, que se desenhadas e implementadas desde o início do projeto não trazem um aumento de custo significativo no projeto se comparado com a segurança e robustez final alcançada.

Para saber mais procure nosso setor comercial, e descubra como aplicar este conceito ao seu negócio.


Acesse nosso novo site: https://inforteltelecom.com.br


Acesse nossas redes sociais:



Comments


bottom of page