Solução FTTA diversificada: acopladores com shutter

Nas construções de redes ópticas, geralmente o termo FTTx é designado para nomear as diferentes topologias em que o cabeamento óptico é aplicado. Sob a sigla FTTx, temos a rede FTTA (Fiber-To-The-Apartment, no termo em inglês).


A rede FTTA se trata dos cabos ópticos chegando ao apartamento do assinante, parecido em sua forma com a rede FTTH, porém há a diferenciação do tipo de infraestrutura utilizada para a conexão dos usuários finais.


Tipos de rede FTTx. Fonte: teleco.com.br


Topologia da rede FTTA. Fonte: teleco.com.br



Considerando que a instalação das redes FTTA são feitas em prédios, existe a necessidade de utilizar soluções verticais, ou seja, unidades de múltiplas habitações. Além dos Distribuidores Internos Ópticos (DIOs), Cordões Ópticos e Pontos de Terminação, os Acopladores também são produtos essenciais para ativação da rede.


Também chamados de Alinhadores, os acopladores são peças que alinham mecanicamente as terminações dos cabos ópticos, podendo ser de diferentes cores, como no caso de acopladores APC e UPC, e diversos modos, como acopladores SM (single mode) e MM (multi mode). Os acopladores também podem possuir estruturas, como no caso dos acopladores com e sem abas e dos acopladores com shutter.


A principal diferença entre acopladores comuns e acopladores com shutter, é a tampa basculante (shutter). Além de facilitar a acoplamento dos conectores por ser fixada ao acoplador, a tampa garante proteção extra ao interior no acoplador, evitando a entrada e acúmulo de poeira.


Em conclusão, a proteção contra poeira é essencial para garantir o bom funcionamento do conector óptico, principalmente em uma topologia de rede que possui tantas conexões mecânicas como a rede FTTA.


Fonte: Fábio Martins - Engenheiro de Telecomunicações (2016)


Uma observação importante é a vantagem de uso do acoplador com shutter em redes FTTH. Durante o processo de ativação de clientes, normalmente as tampas dos acopladores comuns (imagem abaixo) são descartadas, porém em casos de substituição de portas ou desativação, essas portas se mantêm abertas, ampliando a chance de proliferação de sujeira no interior do acoplador. Já com a utilização de acopladores com shutther, é possível ativar e desativar clientes e manter a proteção da parte interna por causa de sua tampa acoplada (imagem abaixo).


A Infortel possui as principais opções de acopladores do mercado, caso tenha interesse em conhecer mais sobre os acopladores com shutter ou conhecer nossa linha do soluções, entre em contato conosco por e-mail ou WhatsApp: comercial@inforteltelecom.com.br e (51)3073-3800.