top of page

Teste de qualidade em clivadores de alta precisão.

Updated: Mar 30, 2023

Você sabe porque o processo de clivagem é tão importante para sua rede? Sabe como testar a qualidade dos seus clivadores? Se sua resposta for não, leia este artigo. Se for sim, leia também. Vamos te mostrar como é o processo de testes de qualidade aqui na Infortel, para você reproduzi-lo na sua empresa.


Assista no nosso canal no Youtube o vídeo sobre este assunto, Clique Aqui.


Apesar de muitos profissionais não saberem da importância do processo de clivagem, ele é fundamental para a construção de uma rede de alto desempenho.


A principal preocupação de quem busca fornecer um serviço de qualidade é se o cliente está sendo bem atendido. Para garantir que a potência que chega lá no cliente esteja dentro do previsto no projeto, precisamos evitar perdas de sinal óptico. Umas das maneiras de evitar essa perda indesejada é garantindo que as fibras utilizadas em fusões e em conexões ao longo da rede sejam bem clivadas.


Comparando uma fibra mal clivada com uma fibra bem clivada, as perdas de inserção e perdas de retorno - que é a luz que reflete na superfície mal clivada e retorna - são muito diferentes. A Infortel possui um controle de qualidade rigoroso, que garante a entrega de produtos de alto desempenho para nossos clientes. Este artigo vai apresentar com detalhes como funciona o teste de qualidade interno para os clivadores, dessa forma você poderá reproduzir na sua empresa.


É importante ressaltar a questão do controle de qualidade periódico dos produtos utilizados na sua rede. Com o crescimento da concorrência em todos os ramos, mas principalmente no de telecomunicações, a área da qualidade vem ganhando uma notoriedade jamais vista. Se você já possui um controle de qualidade dos seus serviços e produtos na sua empresa, excelente, mas caso ainda não tenha, essa é a hora ideal para iniciar a criação desse setor interno. As organizações que possuem um controle rigoroso de qualidade são, geralmente, aquelas de maior sucesso no mercado.


Teste de qualidade da Infortel


O teste se baseia na análise do ângulo da fibra clivada. Deve obedecer os valores indicados no datasheet de cada modelo de clivador. Aqui na Infortel utilizamos a Máquina de Fusão Jilong KL-520E para realizar este processo. Para o equipamento apresentar os dados com um intervalo de tempo suficiente para analisar os ângulos, é necessário configurar. No vídeo abaixo, você pode ver como fazer isso:



Para iniciar o teste, deve-se preparar uma fibra de referência que não será analisada. Ela servirá somente para o equipamento detectar a presença das duas fibras e gerar os dados que queremos.



Os testes podem ser feitos com qualquer clivador, mas vamos citar o modelo que vem junto com a Máquina de Fusão Jilong KL-520E, o clivador KL-21F. O processo deve ser feito nas duas acomodações possíveis na ferramenta, para cabo drop flat e para cordão de 3 mm ou fibra nua. As fibras devem ser testadas uma de cada vez.



Primeiramente fazemos com o drop flat, acomodando no clivador e realizando a clivagem. Depois posicionamos a fibra na máquina de fusão exatamente no centro do carrinho, cuidando para que ela não passe o limite do eletrodo. Após o fechamento da tampa da máquina de fusão, o processo de alinhamento das fibras ocorre automaticamente. Para analisar os ângulos V, como parte final do teste da clivagem do Drop Flat, identificamos o valor indicado no Display. Se for inferior ao número indicado no Datasheet, o clivador está aprovado para uso. Mas como na Infortel priorizamos a alta qualidade, antes de aprovar de forma definitiva o produto, testamos também a clivagem na fibra nua. Todo o processo é o mesmo. No final, se o ângulo V indicado para o teste da fibra nua for igual ou menor que o datasheet, está aprovado de forma definitiva. Assim, o clivador é adicionado ao estoque e fica pronto para venda.

No vídeo abaixo, você pode visualizar este processo de forma mais clara. Nele, além de testar o clivador KL-21F, também realizamos no processo no modelo FCLV-Q.



Agora que você aprendeu como fazer este teste, aplique em sua empresa. Todos as ferramentas e produtos necessários para este processo você encontra na Infortel. Se precisar de ajuda com seu projeto e dúvidas técnicas sobre produtos, entre em contato conosco, estamos prontos para te atender.



Acesse nosso novo site: https://inforteltelecom.com.br


Tirem suas dúvidas nos nossos canais de comunicação:

comercial@inforteltelecom.com.br


Acesse nossas redes sociais:








bottom of page