Por que é importante utilizar Splitter óptico com baixa perda de inserção?

Updated: 10 hours ago


Para construir uma rede de fibra óptica segura e confiável, é necessário utilizar passivos ópticos capazes de garantir a operação para o futuro. Para reutilizar sua infraestrutura de fibra PON já instalada, ao decorrer do processo de migração para outras tecnologias como XGPON e NGPON2, por exemplo, são necessários divisores de sinal óptico com excelentes níveis de perda de inserção e retorno, reflexos de dispositivos confiáveis.

Neste post iremos tratar especificamente sobre a perda de inserção.


Bons números de perda de inserção são considerados um indicador de uma rede de alta qualidade. Uma boa perda de inserção contribui para a confiabilidade a longo prazo da rede FTTx.

Principal fonte de perda de luz do Splitter


A perda de potência óptica é ocasionada frequentemente por sujeira, devido às dimensões extremamente pequenas do núcleo da fibra óptica, qualquer partícula pode obstruí-la.


Através de um OTDR é possível descobrir pontos da rede com Splitters sujos ou danificados:


Para isto, a equipe de qualidade da Infortel Telecom analisou a condição de fábrica de alguns divisores de sinal óptico comuns encontrados no mercado e comparou com o Splitter 3 Network. Vejamos as diferenças:


Splitter PLC paralelo
Splitter PLC 3 Network









A sujeira, além de interferir nas perdas ópticas, em alguns casos, também ocasiona uma perda tão grande, que torna necessária a utilização de módulos ópticos SFP C++ para viabilizar o projeto e possibilitar a acomodação da rede com uma perda elevada.

Perda de inserção Splitter 3 Network


A perda de inserção do Splitter 3 Network é inferior às exigidas pelas normas de certificação, ou seja, entrega uma solução que além de atender as determinações, tem níveis de qualidade acima do estabelecido. Sua exigente construção e rigoroso controle de qualidade durante o processo de fabricação, faz com que o Splitter 3 Network seja muito mais eficiente do que os divisores ópticos comuns encontrados no mercado.

Testes realizados em nosso laboratório próprio, operado por engenheiros capacitados e comprometidos com a excelência, reforçam a confiabilidade dos passivos ópticos 3 Network.

Para acessar as informações técnica dos Splitters 3 Network, clique aqui.


7 dicas para reduzir perdas ópticas

  • Minimize as curvas fechadas que podem causar refrações de luz através dos revestimentos de fibra. Se você precisar abrigar a fibra em locais pequenos, mantenha o raio o maior possível;

  • Você deve usar caneta e panos de limpeza nos conectores. Além disso, você deve sempre usar as ferramentas corretas. A linha de ferramentas oferecidas pela Infortel Telecom é certificada pelo nosso rigoroso controle de qualidade e os passivos são homologados pela Anatel;

  • Comprar passivos ópticos e conectores muito baratos apenas criará custos maiores no futuro, busque padronizar os passivos 3 Network em sua rede para mantê-la preparada para o futuro;

  • Evite colocar pressão indevida na fibra óptica, especialmente durante a instalação;

  • Não exceda a carga de tração máxima do cabo;

  • Minimize o número de emendas e conexões em sua rede;

  • Verifique se o tipo de fibra óptica utilizado na rede permite um raio de curvatura compatível com os sistemas de instalação de cordões, pigtails, splitters etc;


3 Network é a melhor opção para seu projeto

Tudo isso torna nossos Splitters um investimento excelente, sendo capazes e preparados para acomodar as tecnologias atuais e futuras do mercado sem precisar fazer qualquer alteração na rede. Eles são à prova do futuro.







Se interessou pelo nosso Splitter e quer uma rede à prova do futuro?

Fale agora mesmo com um de nossos vendedores.



Caso você queira saber como a perda de retorno pode garantir ou não a interoperação em redes de fibra óptica, clique aqui e vá para outro post.





Atendimento