Por que a Perda de Retorno do Splitter pode garantir, ou não, uma rede óptica à prova do futuro?

Updated: Apr 5



Você sabia que a perda de retorno (ORL) do Splitter Óptico pode afetar a interoperabilidade e migração de redes ópticas para outras tecnologias?


Bons números de perda de retorno são indicadores de redes de alta qualidade e poucos operadores de telecomunicações, técnicos e provedores sabem disso. Uma boa ORL (perda de retorno) contribui para a confiabilidade de longo prazo da rede FTTx.


Se você deseja ter uma rede óptica preparada para o futuro ou interoperar sua rede FTTH com sistemas de vídeo e RFoG, por exemplo, então você precisa ler este post.


Evolução das redes PON


Há um grande desafio de interoperabilidade e coexistência de diferentes modelos e marcas de equipamentos GPON e suas evoluções xGS-PON, NG-PON, etc.

Para reutilizar sua infraestrutura de fibra PON já instalada, os divisores de sinal óptico precisam ser tecnicamente compatíveis para a qual será migrada.



O que é perda de retorno?

A ORL (perda de retorno) é uma razão, expressa em decibel, entre a potência refletida e a potência incidente em um componente óptico. A luz pode retornar por diversos motivos, entre eles fibra quebrada, conectores sujos ou mal alinhados, passivos de baixa qualidade ou, ainda, se o cabo de fibra foi dobrado demais.


A potência que retorna ao transmissor pode trazer variações na potência do sinal emitido pelo laser da OLT, alterações no seu comprimento de onda e diminuir a vida útil do emissor de luz.

É essencial que a perda de retorno dos componentes de uma rede se mantenha baixa, para garantir uma rede confiável e sem oscilações.


Perda de Retorno Splitter 3 Network


Equipamento de medição óptica - Laboratório

A perda de retorno é fixa de acordo com o datasheet do Splitter Óptico, porém a quantidade de sinal perdida varia de acordo com a capacidade de transmissão do ativo, ou seja, quanto maior a transmissão de dados, maior será a quantidade de perda de dados. O ideal é que a perda de retorno (ORL) seja a menor possível.





O Splitter Óptico 3 Network, oferecido pela Infortel Telecom no mercado Brasileiro, garante baixas perdas de retorno, devido a excelência de fabricação e o rigoroso controle de qualidade, com testes realizados em nosso laboratório próprio operado por engenheiros capacitados e comprometidos com a excelência.

A perda de retorno do Splitter 3 Network é inferior às exigidas pelas normas de certificação, ou seja, entregamos uma solução que além de atender as determinações, tem níveis de qualidade acima do estabelecido graças a sua exigente construção e rigoroso controle de qualidade em sua fabricação, tornando-o muito mais eficiente que os divisores ópticos comuns do mercado, que possuem uma perda de retorno de aproximadamente ≥ -55 dB (polimento APC). Com isso você pode perceber que a qualidade está nos detalhes técnicos. ;)

Qual a perda de retorno do Divisor de Sinal Óptico 3 Network?

APC <= 65 dB UPC <= - 50 dB


Pela maneira que a escala dB funciona, a perda do Splitter comum de polimento APC encontrada no mercado que é ≥ - 55dB, é aproximadamente DEZ vezes maior do que a dos Splitters 3 Network. A diferença entre os dois são 10 dB logo razão entre suas potências é de dez vezes.


Sistemas de vídeo RFoG


Com esta tecnologia, a fibra óptica chegará até usuários finais, utilizando a infraestrutura já existente em cabos e receptores, melhorando significativamente a qualidade do conteúdo transmitido.

Os sistemas de vídeo RFoG, que requerem uma perda de retorno mais baixa, tipicamente de -60 dB, são um exemplo disso. Se a ORL (perda de retorno) do sistema for muito elevada devido à presença de passivos ópticos e splitters inferiores, a qualidade da imagem vai ser reduzida devido ao alto nível de ruído dentro do sistema.

Possuir uma excelente perda de retorno é de vital importância para garantir o bom desempenho de sistemas ópticos, principalmente em tecnologias de transmissão de vídeo.


Você sabia?!

A perda de potência óptica, é ocasionada frequentemente por sujeira, devido às dimensões extremamente pequenas do núcleo da fibra óptica, qualquer partícula pode obstruí-la. Por isto é importante certificar que o Splitter adquirido possui um rigoroso processo de qualidade por parte do fornecedor. O departamento de qualidade da Infortel Telecom conta com especialistas em fibras ópticas, com equipamentos de alta tecnologia para entregar passivos ópticos seguros, através de processos rigorosos de qualidade.



Comparação entre as principais tecnologias PON

Fonte: IPV7

Dicas para reduzir a perda de retorno


Minimize as curvas fechadas que podem causar refrações de luz através dos revestimentos de fibra. Se você precisar abrigar a fibra em locais pequenos, mantenha o raio de curvatura o maior possível.

  1. Você deve usar caneta e lenço de limpeza nos conectores. Além disso, você deve sempre operar com as ferramentas corretas;

  2. A linha de ferramentas oferecidas pela Infortel Telecom é certificada pelo nosso rigoroso controle de qualidade e os passivos são homologados pela Anatel;

  3. Comprar passivos ópticos e conectores muito baratos apenas criará custos maiores no futuro, busque informações técnicas dos passivos ópticos utilizados em sua rede. Procure sempre produtos homologados e fornecedores comprometidos com a entrega de qualidade e transparência nas informações técnicas;

  4. Evite colocar pressão indevida na fibra óptica, especialmente durante a instalação;

  5. Não exceda a carga de tração máxima do cabo;

  6. Minimize o número de emendas e conexões em sua rede.


3 Network é a melhor solução para seu projeto

Tudo isso torna nossos Splitters um investimento excelente, sendo capazes e preparados para acomodar as tecnologias atuais e futuras do mercado sem precisar fazer qualquer alteração na rede. Eles são à prova do futuro.


A Infortel Telecom disponibiliza divisores de sinal óptico da 3 Network, caracterizado pelo objetivo de garantir a sua rede óptica, confiabilidade e segurança, proporcionando uma construção FTTx à prova do futuro. Somos movidos pela paixão de fazer bem feito, como foco e esforço total na gestão de qualidade de nossos produtos.






Se interessou pelo nosso Splitter e quer uma rede à prova do futuro?

Fale agora mesmo com um de nossos vendedores!