Você sabe identificar um Splitter óptico de qualidade? 

Updated: Oct 19


Você busca construir uma rede de fibra óptica segura e confiável? Capaz de operar simultaneamente com mais de um tipo de tecnologia PON. Acertamos?!


Neste post de hoje, vamos mostrar alguns dos testes de qualidade, operacionalizados pelo departamento de engenharia de qualidade em nosso laboratório de fibras ópticas, comprovando tecnicamente os motivos da linha 3 Network ser a queridinha entre os operadores, técnicos e provedores de internet. Somos movidos pela paixão de fazer bem feito, com foco e esforço total na gestão de qualidades dos passivos ópticos.

Perda de Retorno (ORL)


Bons números de perda de retorno são indicadores de redes de alta qualidade e poucos operadores de telecomunicações, técnicos e provedores sabem disso.

Na imagem acima, está sendo operacionalizado o teste de perda de retorno (ORL) do divisor de sinal óptico 1x8 com polimento APC 3 Network, comprovando as informações contidas em seu datasheet.

Pela maneira que a escala dB funciona, a perda do Splitter comum de polimento APC encontrada no mercado que é <= - 55dB, é aproximadamente DEZ vezes maior do que a dos Splitters 3 Network. A diferença entre os dois são 10 dB, o que resulta em uma razão entre suas potências de dez vezes. Qual a perda de retorno do Divisor de Sinal Óptico APC 3 Network? <= - 65 dB

Perda de retorno em fibras ópticas

Este tipo de perda representa a quantidade de sinal que retorna na direção em que foi transmitido. é produzida por reflexões ocasionadas por descontinuidades existentes na fibra óptica, que podem ser causadas por impurezas internas.

É essencial que a perda de retorno dos componentes de uma rede se mantenha baixa, pois essa perda indica quanta luz é refletida de volta para a OLT. Se for muito alta, ela pode interferir com a rede ou até danificar a fonte de sinal. Além disso, redes de vídeo RFoG, 10 G e 40 G PON, exigem taxas de perda de retorno baixas para uma operação confiável. Caso você queira ler mais sobre perda de retorno, clique aqui.


Perda de inserção

A perda de potência óptica é ocasionada frequentemente por sujeira, devido às dimensões extremamente pequenas do núcleo da fibra óptica, qualquer partícula pode obstruí-la.


A perda de inserção do Splitter 3 Network é inferior às exigidas pelas normas de certificação, ou seja, entrega uma solução que, além de atender às determinações, tem níveis de qualidade acima do estabelecido. Sua exigente construção e rigoroso controle de qualidade durante o processo de fabricação faz com que o Splitter 3 Network seja muito mais eficiente do que os divisores ópticos comuns encontrados no mercado.


Para acessar as informações técnicas dos Splitters 3 Network, clique aqui.


Inspeção do ferrolho


Os ferrolhos de conectores ópticos são estruturas cilíndricas, ou cônicas, que abrigam a terminação das fibras ópticas e auxiliam no alinhamento de um conector com outro.

São a interface final de cabos ópticos, onde é realizado o contato mecânico das fibras.

A inspeção do ferrolho do conector óptico é processada de forma automatizada por um microscópio óptico digital, para verificar defeitos como: impurezas, arranhões, contaminados ou defeitos de fabricação.


Variáveis de possíveis defeitos

Lembrando que os equipamentos de nossos laboratórios são aferidos de acordo com sistema de gestão da Qualidade da Infortel Telecom.


Inspeção visual

A inspeção visual é a etapa em que se verificam as condições visuais do passivo óptico, neste caso, o Splitter 1x16 SM SC APC. Também são revisadas as informações contidas no datasheet.


Se interessou pelo nosso Splitter e quer uma rede à prova do futuro?

Fale agora mesmo com um de nossos vendedores.